Primeiros Passos
A base para se iniciar as pesquisas sobre a origem do seu ancestral italiano, está na sua própria família, ela por muitas vezes fornecerá tudo que você irá precisar.
A base para se iniciar as pesquisas sobre a origem do seu ancestral italiano, está na sua própria família, ela por muitas vezes fornecerá tudo que você irá precisar.
A base para se iniciar as pesquisas sobre a origem do seu ancestral italiano, está na sua própria família. Ela, por muitas vezes, fornecerá tudo que você irá precisar.
Tente obter de seus parentes mais antigos o maior número de informações que puder. Às vezes, as pessoas mais antigas da família guardam documentos como: passaporte, salvo conduto, registro de estrangeiros, ou algum outro, que poderá vir a indicar qual cidade/comune ou província o italiano nasceu.
Muitas vezes, o sobrenome do italiano é muito comum, sendo assim, é complicado tentar uma localização apenas pelo sobrenome. Mas, caso não seja comum poderemos verificar com uma boa margem de aproximação em nosso banco de dados.
Usamos como ponto inicial das pesquisas as certidões brasileiras do Italiano, em especial a certidão de casamento. Verifique no cartório onde ocorreu o casamento se há alguma informação extra no livro de casamentos que não constava na sua certidão, ou ainda, tente obter junto ao cartório uma cópia do processo de habilitação de casamento, pois naquela época isso já existia e o processo de habilitação é muito mais rico de informações do que a certidão em si.
Existem também as informações encontradas no óbito do italiano e de sua mulher, assim como em outros documentos como certidão de desembarque, passaporte, RNE do italiano. Caso você não saiba como encontrar o óbito, basta verificar onde o italiano encontra-se sepultado, e a própria administração do cemitério informara a você em qual cartório se encontra a certidão de seu óbito.
Outro documento interessante é a certidão de nascimento do filho do italiano nascido no Brasil, em especial o filho mais velho. Era comum os italianos darem mais detalhes sobre a origem nos primeiros anos de residência no Brasil. Com o passar dos anos, eles acabavam sendo mais aproximativos e por vezes nem diziam mais ser italianos.
Como se trata da história de sua família, apenas você poderá obter as informações iniciais e necessárias.